Número total de visualizações de páginas

Viajar é ...

Viajar é...

Viver...
Ser feliz...
Ampliar os horizontes...

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Pamukkale - Castelo de Algodão e Hierápolis

Pamukkale é um local de tirar o fôlego, mostrando uma paisagem verdadeiramente surreal. Em total contraste com o marrom/avermelhado das montanhas, surge um cenário belíssimo, muito branco, com cascatas superpostas exibindo tons em turquesa. 
Piscinas naturais em Pamukkale
Trata-se de um conjunto de piscinas termais, de águas mornas/quentes, e de origem calcária, que ao longo dos tempos, formaram grandes bacias que descem em cascata, originando o nome Pamukkale, que significa Castelo de Algodão.  

Pamukkale 
Embora na aparência lembrem o algodão, as piscinas são firmes, de material calcáreo, e onde não é permitido ingressar usando calçados. É necessário bastante cuidado ao caminhar entre as piscinas pois há depósito de limo, o que torna o local bastante escorregadio, havendo risco de quedas. 


A beleza das piscinas de Pamukkale
Conforme a época do ano, as piscinas se apresentam com mais ou menos água, naturalmente morna/quente.  

Piscinas de Pamukkale

A formação de Pamukkale foi ocasionada pelo aquecimento da parte interna do monte, o que gera o derrame de carbonato de cálcio que solidifica formando o mármore travertino. 

Pamukkale - Turquia
Pamukkale acha-se localizada próximo da cidade de Denizli, na Turquia, e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988, juntamente com Hierápolis. 

Uma viagem à belíssima Pamukkale proporciona ainda conhecer as ruínas de Hierápolis, antiga cidade que teria sido fundada por Eumenes II, rei de Pérgamo, no século II a.C. Esta cidade sofreu destruição por terremotos, e esteve durante alguns séculos sob o domínio romano sendo que os nobres vinham para Hierápolis nos períodos de descanso, atraídos pelos benefícios das águas termais. 
Ruínas de Hierápolis
Em Hierápolis, encontra-se o túmulo do apóstolo Felipe, que teria falecido por volta de 80 d.C.
Caminho em Hierápolis
Em Hierápolis, acha-se a piscina de Cleópatra, a famosa rainha do Egito, que vinha em busca de propriedades terapêuticas e medicinais das águas mornas/quentes (em torno de 35 graus) de Hierápolis/Pamukkale. A piscina teria sido construída por ordem de Cleópatra, para seu uso exclusivo, à época.

Piscina de Cleópatra - Hierápolis
Conhecer Pamukkale, especialmente, é contemplar uma paisagem única, exótica, surpreendente!


Algumas informações:

  • Essa beleza ímpar está localizada na região do Egeu, distando cerca de 670 km de Istambul. 
  • Pamukkale a Denizli - distância de cerca de 18 km. 
  • Pamukkale a Ankara (capital da Turquia), distância de cerca de 475 km.
  • Pamukkale e Hierápolis são próximas, ao lado uma da outra.





A formação de Pamukkale