Número total de visualizações de páginas

Viajar é ...

Viajar é...

Viver...
Ser feliz...
Ampliar os horizontes...

sábado, 16 de novembro de 2019

Turquia - país de magia e beleza incomparável

Muitos de nós crescemos lendo e vendo filmes que nos remetem a um país quase mágico, com palácios, com torres e minaretes, e onde o luxo impera, até com tapetes voadores(!). A terra das mil e uma noites! Desde pequena, em parte, essa era a ideia do que seria a Turquia.


O moderno aliado ao antigo ( Mesquita Ortaköy) às margens do  Bósforo

A Turquia surpreende! Linda! Mágica! Moderna, especialmente Istambul. Estradas maravilhosas, com asfalto de ótima qualidade, bem sinalizada.

Um país de geografia bastante variada e que oferece beleza a todos os gostos. Há lugares imperdíveis numa viagem à Turquia.

A começar por Istambul que é uma grande cidade, com mais de 15 milhões de habitantes, sendo a quinta maior cidade do mundo. 
A capital da Turquia não é Istambul, mas sim Ankara.

A cidade de Istambul é a única no mundo que está localizada em dois continentes: Europa e Ásia.
Encontra-se dividida pelo Estreito do Bósforo e banhada ainda pelos mares Negro e Mármara.

Mas o que ver nessa imensa cidade? Ou melhor, o que não deixar de ver?

Não se pode deixar de ver as muitas mesquitas, majestosas com seus minaretes erguendo-se em direção ao céu. Bom lembrar de que para ingressar nas mesquitas (algumas cobram entrada) todos precisam tirar os calçados e as mulheres devem cobrir a cabeça(uma simples echarpe pode ser). Há algumas exigências em relação ao vestuário, sendo proibidas bermudas, e roupas que deixem os braços/ombros expostos. 

Dentre as mesquitas, a Ayasophia (ou Hagia Sophia que significa Sagrada Sabedoria).

Também a mesquita Azul (seu interior é decorado com azulejos belíssimos em azul).

Ou ainda a mesquita de Suleymaniye (considerada uma das mais bonitas) que possui quatro minaretes por haver sido construída pelo sultão Suleyman, que foi o quarto sultão.
Mesquita de Suleyimanie - Istambul
Um passeio de barco pelo estreito do Bósforo é outra dica ótima para ter uma ideia dessa maravilhosa cidade. Pode-se ver além de muitas mesquitas, outros pontos turísticos como a Torre de Leandro,  construída em 1.110, sendo atualmente um restaurante; o maravilhoso Palácio de Topkapi que foi durante 400 anos residência dos sultões; o Grande Bazar onde é possível perder-se durante uma tarde diante de tantas coisas variadas e maravilhosas; o Bazar das Especiarias que do lado de fora comercializa flores, plantas, sementes, pássaros,etc e no interior há de tudo um pouco desde tapetes, lustres, roupas, calçados, guloseimas, etc.    
Bazar das Especiarias ou Bazar Egipcio - Istambul 
A Turquia é um país onde a maioria tem como religião o islamismo, e por isso durante o dia ouve-se o cantar de um muecin, ou almuecin, ou almuédano que em cinco oportunidades diárias chama os fiéis à oração e à meditação. O muecin, ou almuecin, é escolhido para a tarefa, por suas habilidades para a recitação bem como pelo seu bom caráter. 

Em relação à culinária, muitas pessoas talvez estranhem o fato de que a maioria dos pratos, são bastante apimentados, mas, sem qualquer dúvida, muito saborosos. Consomem muitas saladas, iogurtes, carne de carneiro e peixes. 

Em sua maioria, restaurantes e até mesmo hotéis, não possuem bebidas alcoólicas para os clientes. A bebida mais popular é o türk çayi, o clássico chá que pode ser de frutas como maçã ou romã, ou ainda o chá preto.
O Türk çaiy

A Turquia possui paisagens exóticas, únicas, verdadeiramente deslumbrantes. 
Um exemplo é a região da Capadócia (que significa terra dos cavalos bonitos), especialmente em Göreme, com suas Chaminés de Fada (formações rochosas em forma de cone que sofreram a ação dos ventos), e habitações usadas por trogloditas (habitantes das cavernas na Idade do Bronze) e que, posteriormente, serviram de refúgio para os primeiros cristãos.
Göreme - Capadócia
    
 Göreme - formações rochosas que abrigaram os primeiros cristãos

E por falar em Capadócia, não há como não falar dos maravilhosos balões que com sua beleza e colorido dão um toque muito especial à paisagem local.
Espetáculo matinal dos balões na Capadócia - Turquia
Não dá para deixar de mencionar a histórica Éfeso, que é uma cidade do século X a.C, e onde está localizada a casa onde Maria, mãe de Jesus, teria vivido os últimos anos, após a morte do filho. Local de peregrinação dos cristãos. 
Éfeso - Casa onde teria vivido Maria, mãe de Jesus, após a morte do filho
Éfeso, foi das mais importantes cidades da antiguidade, tendo sido capital de vários impérios. As ruínas da antiga cidade de Éfeso, ainda mostram a Biblioteca de Celso, a Arena, etc.  


Éfeso - Biblioteca de Celso
Não se pode esquecer da deslumbrante Pamukkale, cuja maior beleza reside nas exóticas piscinas termais que descem em cascata e formam o chamado Castelo de Algodão. 
Pamukkale - Castelo de Algodão 

Enfim, se pode dizer que a Turquia é um país encantador, onde ainda persiste uma certa magia, com culturas e culinária diferentes.

É bom saber sobre a Turquia:
Idioma: Turco (predominante)
Moeda: Lira Turca (vale um pouco menos que o real)
Onde fica: Está localizada parte na Europa e grande parte na Ásia
Capital: Ankara
Cidades principais: Istambul, Göreme, Izmir, Bodrun,  Bursa.